23 de jun. de 2008

Pára e pensa.

Outro dia me deu um estalo. Assisti um vídeo sobre sustantabilidade em um blog, parei, pensei e resolvi comprar uma bicicleta... estava pensando em comprar um celular novo, mas resolvi comprar uma bicicleta... o Nicho comprou uma moto nova (parabéns Nicho, aquela tava na hora de ir mesmo hehe), e eu também estava pensando em comprar uma, mas eu resolvi comprar uma bicicleta... eu tenho que pagar meu pai, mas resolvi comprar uma bicicleta.

// VOU TIRAR UMA FOTO DELA E COLOCAR AQUI //

O vídeo falava sobre como a gente compra coisas novas quando as nossas "velhas" ainda funcionam perfeitamente, a gente compra um celular novo só pq é mais bonito e joga o "velho" fora. Lindo, a economia gira e o planeta chora. Daí eu comecei a pensar também na agência que eu trabalho: 10 funcionários e 8 carros parados na frente. Pára pra pensar, é meio absurdo isso. Pára e presta atenção também na quantidade de carros nas ruas com UMA pessoa dentro, é bem absurdo. Daí eu TAMBÉM comecei a pensar sobre como eu só faço exercício anaeróbico no treino e pensei que seria bom fazer um pouco de aeróbico e eu moro a apenas 4 km do trabalho, mas ir correndo para o trabalho ia levar muito tempo, então pq não comprar uma bike???
Se você parar pra pensar nem é uma idéia mirabolante, pelo contrário, é até meio óbvia, mas eu me surpreendi com o quão perfeita ela é.

Pára e pensa:
Eu posso acordar um pouco mais tarde,
vou pedalando pro trabalho e faço um exercício sussa de manhã,
economizo com combustível,
chego no trabalho MAIS RÁPIDO que de carro,
no trabalho eu tomo um banho e me arrumo BEM mais rápido do que em casa (pq eu já despertei e em casa com sono eu demoro pra caramba pq ainda tô zumbi),
depois do trabalho eu vou pedalando pro ginásio treinar e já chego lá aquecido,
depois do treino eu volto pedalando pra casa, chego em menos de 10 minutos cansadão fisicamente mas me sentindo muito bem, daí durmo MEGA bem e mais cedo do que quando eu fico preguição.

Demais não? e ALÉM DE TUDO ISSO... é menos um carro rodando e poluindo.

Claro, eu também não sou um extremista e, portanto, eu não vou deixar de ter um carro, preciso dele pra viajar, pra escalar e vou usá-lo nos fins de semana e dias de chuva, mas pára e pensa, eu só tô usando ele 30% do tempo que eu usava. Cool ain't it?
Eu também não sou um hipócrita e sei que ainda faço muita coisa errada nesse aspecto, mas um dia eu chego lá, hehehe. O próximo passo é trocar TODAS as minhas pilhas por pilhas recarregáveis.
Eu sei, eu sei, já era pra ter feito isso há muito tempo... sorry.

Um detalhe é que alguma falaram: "HA! Eu dou uma semana pra você desistir!"
Guess what? A primeira semana eu já venci, mesmo com o frio que tem feito e tô curtindo DEVERAS. Mas o legal é que muitas pessoas acharam o máximo e me deram apoio, algumas até falaram "Pô queria trabalhar um pouco mais perto pra fazer o mesmo!". Só meu pai que ainda não sabe que eu vou demorar mais para pagá-lo, mas pai, é por uma boa causa, hehehe.
Realmente espero continuar a usar a Neide por MUUUUITO tempo (ela foi carinhosamente batizada de "Neide". Não pergunte o porquê, HAHAHA).

PS: Pra quem curte o assunto, vale muito a pena ver o vídeo (AQUI). É em inglês, mas no youtube tem ele com legenda, mas aí vocês se virem pra achar, hehehe.

2 comentários:

Babi Vieira disse...

Raphael! Adorei o post!! E dou a maior força no lance da bicicleta! Eu queria ir de bicicleta pro cursinho também, o problema é que estudo à noite e a cidade de São Paulo não é o que podemos chamar de segura. =/

O próximo passo é desligar as tomadas antes de dormir, pra não deixar nada em stand by. E parar de usar copos descartáveis! Já tava na hora de comprar um squeeze!

Vou te adicionar no meu blog.

Beijo!

Nicholas Gimenes disse...

hahahaha eee djóvem! essa moto é o começo da cura! hahaha :-P

e a foto dessa Neide ai, cadê? to achando q é mentira já! hahaha

abraços! ;)

 
Clicky Web Analytics